COMO FAZER UM BOM PSICOTÉCNICO

.

.
.
TESTE DA CASA ÁRVORE E PESSOA (HTP)
.
 

Se você está à procura de emprego e entrevistas baseie-se nestas respostas para que seus testes para emprego sejam bem sucedidos.

Sua Pergunta: "-Tenho feito alguns testes para emprego e gostaria de saber, se ao desenhar a árvore tenho de colocar o chão embaixo?, se a casa que me pedem para desenhar deverá ter portas e janelas abertas (ou mesmo ter porta e janelas)? Como devo desenhar a árvore?, Nela deverá aparecer os galhos ou as folhas? Como devo desenhar a figura humana?"

Nestes testes realmente não importa o que você pense. O que importa mesmo é o que o "psicólogo" (que nem sempre é formado mas sim estagiário) pensa. Então você deverá dar uma resposta padrão. Que é o que ele quer encontrar como resposta desse teste. Bom, o desenho seria o responsável por avaliar a psicologia da pessoa em teste, mas na prática é mais um meio de te detonar do processo seletivo caso não dê como resposta o que eles querem...

Existem muitas escolas de psicologia que definem de seu jeito cada teste desse. Imagine agradar a todos... Porém, cada escola psicológica tem sua forma de avaliar. Umas não aceitam a inexistência de chão no desenho, outras nem se importam com isso. Portanto ficaria difícil agradar a todos em cada interpretação que cada maluco dá à esses testes. Portanto vamos nos ater ao minimalismo (menos é mais). Vamos agradar pelo menos no mínimo possível em suas avaliações idiotas de nossa personalidade. Eles querem complexidade nos desenhos para inventar uma porção de possíveis interpretações. Portanto cuidado!. Não forneça tanto material para estes loucos!...

Vão te mandar fazer o famoso "teste projetivo HTP", que  significa:  HTP, House(casa), Tree(árvore) e P (pessoa). Dizem que é para avaliar o seu perfil psicológico. No desenho da casa avaliaria como seria o seu relacionamento familiar. Com a árvore como você lida com o mundo. E com o desenho da figura humana como você se vê.

Eles acreditam que com este teste arcaico dos anos 30 poderiam imaginar que você projetaria nos desenhos toda a gama de complexidade de seu estilo de vida e personalidade, percebendo possíveis anomalias.

Entram com a desculpa poética de que  um psicólogo saberia avaliar os desenhos: casa, arvore e pessoa. Mentira!. Balela! Existem psicólogos que vêem até homossexualismo num teste de um heterossexual (viu homossexualismo no desenho de um homem que não é homossexual) só porque este desenhou a si mesmo com uma camisa de malha justa, ou desenhou a mulher primeiro...

Se opinião de cada psicólogo e um não-sei-que de tantas escolas de psicologia não servem para manter um padrão de avaliação, este não é portanto um teste científico. E não sendo científica a psicologia (pois é uma ciencia humana!?!?), não tem, portanto, critério para avaliar com exatidão. Dado ao número de possíveis interpretações erradas de um mesmo teste.

Isso também não é critério para excluir ninguém de nenhum processo seletivo. Já que critérios que excluam candidatos a emprego por motivo de sexo, cor, raça ou sexo são altamente condenáveis e proibidos pela constituição do país.

Portanto para acabar com esta bancada de mal pagos profissionais de psicologia que por via de uma pseudo e confusa "cultura" baseando-se em modelos arcaicos e ultrapassados, e utilizando-se de pomposa manutenção dos próprios egos que escrevi este artigo para defender a todos nós dessa fauna de malucos e assemelhados com mania de grandeza. Com o tempo estes testes estarão obsoletos. Todos responderão como numa cartilha e não poderão mais ser usados como armadilha, pois não conseguirão avaliar nada. Todas as tentativas de usar estes testes resultarão em respostas iguais...

.
DICAS PRECIOSAS
.
 

CRITÉRIOS - Não é bom desenhar bonecos palito, árvores sem galhos e casas de frente. A casa deve ter um pouco de "volume". Mesmo que você não seja desenhista procure desenhar a casa de lado principalmente para poder aparecer a janela aberta.

CASA - A casa deverá ter as janela abertas (as portas caso queira) mostrando que você tem o espírito franco e aberto ao diálogo (significa que você é comunicativo e sabe lidar com as pessoas). Se colocar janelas e portas fechadas você já é uma pessoa difícil de se lidar. Coloque uma linha de horizonte atrás da casa para definir o "seu" chão. A linha de horizonte deve ser seccionada na parede da casa e seguindo depois do outro lado. caso contrário parecerá que seu horizonte está acima da casa e que você está afundado em sua vida pessoal. Não faça um caminho longo para se chegar até a casa com grades ou muros pois significa timidez, isolamento. Não coloque chaminés ou coisas parecidas como sóis no céu ou nuvens e pássaros.

ÁRVORE - Desenhe a arvore com galhos e folhas pode mostrar que você é detalhista, que tem "braços capazes"(seus galhos) para oferecer trabalho. Dê preferência a árvores como goiabeiras, ou macieiras. Nunca coqueiros, bananeiras, etc. Detalhe cada galho e coloque frutas nas pontas dos galhos indicando que você é também profícuo, que de você nasce sempre um bom trabalho. Os frutos simbolizam sempre prosperidade, fertilidade e produtividade. Coloque o chão em baixo da árvore para mostrar que você é realista, saudável, tem os pés no chão, e compreende o seu espaço onde pisa e não tem doença como esquizofrenia (de se perder na fantasia) ou inseguranças.

FIGURA HUMANA - Quando for desenhar a figura humana desenhe primeiro o homem, se for homem, pois se desenhar a mulher primeiro, já é indÍcio de homossexualismo (ora, vejam vocês...). Desenhe as figuras de lado. Não dê muitos detalhes pois eles "serão interpretados" e isso é que é ruim. Não coloque relógios (indica preocupação com as horas), colares, brincos, cabelos grandes, piercings, tatuagens. Faça uma figura com calça jeans e camisa de manga com botões. Indica despojamento. Coloque sapatos com meias indica cuidados pessoais. Cabelos na figura caso você tenha (ou a figura seja mulher). Se for calvo faça a figura calva. Senão vão interpretar como você uma pessoa com sonhos impossíveis (restituição dos cabelos perdidos). Indicando certa dose de impaciência ou ansiedade.

.
 AUTOR: MARCELO GUIMARÃES DOS SANTOS .

.

Copyright 2006 Marcelo G. Santos. Todos os direitos reservados